Os melhores restaurantes do mundo: 3º

E finalmente os 3 finalistas…

O The Fat Duck, que em 2005 tinha ocupado a posição de melhor restaurante do mundo, fica em 3º neste ano de 2010. Conduzido pelo chef Heston Blumenthal, o restaurante  é um dos únicos três no Reino Unido e Irlanda que receberam três estrelas do Guia Michelin em 2004.

Fat Duck Exterior

Difícil  é acreditar que um rapaz tímido do interior da Inglaterra se tornou chef autodidata, abriu o pequeno The Fat Duck sem experiência nenhuma e conquistou num intervalo de tempo recorde – seis anos – a cotação máxima de três estrelas no Guide Michelin. Perfeccionista, criativo e destemido, Heston conquistou a crítica e o público com seus pratos inusitados e polêmicos.

Ele está situado num vilarejo de Bray, Berkshire, 40 minutos a oeste de Londres. Podendo chegar até lá de trem, seguido por uma corrida de táxi de cinco minutos. Seu interior  é surpreendentemente acolhedor e relaxante – vigas em madeira e apenas 45 lugares.

Em seu site quando abrimos o espaço para fazer uma reserva, nos é solicitado no mínimo 4 horas separadas para permanecer no recinto. Imagino que os minutos devem correr sem nem percebermos… Em meio a tantos pratos magníficos de um restaurante tão renomado! Menu de degustação que pode chegar a 140 libras, sem vinho e serviços incluidos… Bom… um tanto pesadinho!!! Mas pelo jeito, deve valer a pena!

No início de 2009 o  restaurante, foi encerrado temporariamente devido suspeitas de intoxicações alimentares de alguns clientes. Cerca de 30 a 40 pessoas sentiram-se mal alegadamente depois de terem comido lá durante as últimas duas ou três semanas antes de fecharem as portas. “É verdadeiramente bizarro. Não encontrámos nada, mas não queremos arriscar e reabrir sem que sejam consideradas todas as possibilidades” indicou o proprietário ao jornal Times. Mas reabriu o restaurante após algumas semanas de inspeções.

Mesmo sendo um restaurante tão reconhecido e com valores relativamente altos, eles não possuem um código de vestimenta… Deixando seus clientes bem à vontade para frequentar o local… Claro, que bom senso é bem aceito em qualquer lugar!!

Vamos à alguns pratos…

The Fat Duck (1 of 26)

The Fat Duck (2 of 26)

Nitro-escalfado de chá verde e mousse de limão. Difícil é explicar seu preparo… Confira o vídeo abaixo…. Nossa, amei!!!!

The Fat Duck (3 of 26)

Sorvete de grãos Pommery de mostarda, repolho roxo gazpacho (um tipo de sopa) – Em sua mesa, o garçom despeja o Gazpacho cuidadosamente ao redor do sorvete… Que deve ser comido rapidamente…antes que o sorvete derreta!!! Amo frio com quente!!!

The Fat Duck (5 of 26)

The Fat Duck (4 of 26)

Geléia de codorna, creme de lagostim, parfait de foie gras, musgo de carvalho e trufas tostadas –  No centro da mesa fica uma bandeja cheia de musgo, que foi inundada com água para liberar um cheiro suave de carvalho e libertar o fabuloso poder de gelo seco – escondendo a bandeja com um véu de fumaça.

Vejam  vídeo:

The Fat Duck (7 of 26)

Mingau de caramujo, presunto Jabugo e erva-doce raspada.

The Fat Duck (9 of 26)

Foie gras assado “benzaldeído”, gel fluido da amêndoa, cereja e camomila.

The Fat Duck (10 of 26)

The Fat Duck (11 of 26)

Som do mar – Mariscos e pequenas porçoes de frutos do mar servidos numa placa de vidro com uma porção de areia… E tudo isso ouvindo música individualmente, com um Ipod colocado dentro de uma concha…genial!!!!

The Fat Duck (12 of 26)

Salmão escalfado em gel de alcaçuz, alcachofra, maionese de baunilha e Azeite “Manni” .

The Fat Duck (13 of 26)

Ballotine de Pombo de Anjou, morcela “Feito à Ordem”, salmoura temperada e sucos

The Fat Duck (16 of 26)

Chá gelado – quente para limpar o paladar. Sensações quentes e frias são entregues a distintas partes da boca, ao mesmo tempo.

The Fat Duck (17 of 26)

Mrs. Marshall’s Margaret Cornet – A sobremesa inaugural é precedida por livrinhos sobre Mrs. Marshall e seu sorvete de ponta feito no século 19. Breve história adicionados ao doce – perfeitamente apresentado, como um mini cone de maçã com creme de gelo e um recheio de gengibre.

The Fat Duck (18 of 26)

Pine Sherbet Fountain – Com  instruções de mergulhar a fava de baunilha no sorvete, retirá-la e degustar.

The Fat Duck (19 of 26)

Manga e purê de Douglas Fir, bavarois de lichia e manga, sorvete de groselha 

The Fat Duck (20 of 26)

Cereais – Flocos de batatas fritas com doce de leite

The Fat Duck (21 of 26)

Nitro-ovos mexidos e sorvete de bacon,pain perdu e geléia de chá.

Vejam como se faz essa incrível sobremesa!!!

The Fat Duck (23 of 26)

Petit fours: chocolate aerado, tartelete de .violeta, caramelo de torta de maçã.

The Fat Duck (22 of 26)

Macchiato com leite quente

Que delícia de restaurante… E mais do que surpreendente. Achei mais convincente colocar os vídeo auto explicativos dos pratos… Eles despertam mais nosso interesse… E confesso que nunca provei algo parecido… Espero um dia poder ir à um restaurante assim!!!

The Fat Duck
High Street
Bray
Berkshire
SL6 2AQ

 The Fat Duck (26 of 26)

 Informações retiradas daqui.

Nickolle Abreu

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cozinha Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s