Os melhores restaurantes do mundo: 4º

El Celler de Can Roca

  

É assim que chama o restaurante dos três irmãos: Joan, o chef; Josep o sommelier e Jordi o pâtissier… O trio é reconhecido mundialmente por explorar ao máximo os perfumes da cozinha. E não é por menos que o tão procurado restaurante não foi “provovido” de duas para três estrelas Michelin, como também foi eleito como o 4º melhor do mundo.

spain_josep-joan-jordi-roca2

Joan, Jordi e Josep

 De novo endereço, a belíssima casa moderna e envidraçada para onde se mudaram um tempo atrás fica em um subúrbio de Girona, coração da Catalunha, uma linda cidadezinha uma hora ao norte de Barcelona.  Seu salão forma uma espécie de triângulo em cujo centro há um canteiro de árvores rodeadas de lascas de pedra cinza-escuro. Um ambiente muito tranquilo e moderno entram em sintonia com as maravilhas servidas na casa.

Atendimento de primeira, pratos literalmente surpreendentes e chefs da melhor qualidade fazem do restaurante quase que um ponto obrigatório pros que apreciam boa comida… E diga-se de passagem, entre os 5 melhores do mundo. Não é pra qualquer um…

O Restaurante possui 3 menus distintos… Um de 3 cursos e uma sobremesa – 95 euros, um de 5 cursos e 2 sobremesas – 115 euros e outro de 9 cursos e 2 sobremesas – 145 euros. Todos com vinho incluido. Lógico que eu escolheria o terceiro… Em média 5 horas para você completar seu menu.

Portanto, quem tiver a oportunidade… Não deixe de ir… E com estes posts de Melhores do mundo, a minha vontade é de conhecer todos numa viagem só… Saindo daqui hoje mesmo!!! Sonho meu…

Mas, vamos ao que nos interessa… Os pratos!!!

  

De aperitivo, um bonsai – de verdade! – Pendendo de seus galhos, azeitonas recheadas de anchovas, com fina crosta caramelada e quebradiça. Um cartão de boas-vindas comestível, que representava o salgado (domínio de Joan Roca) e o doce (do qual se encarrega o caçula Jordi Roca).

Bellini: Purê de pêssego da mais alta qualidade, geladinho. E tudo se liquefazia na boca.

Finas hóstias de batatas chips ensanduicham um creminho de frango. – À esquerda, “omelete” de arenque defumado e caviar. À direita, parfait de pombo.

Espinhas de anchova fritas em tempura de arroz (era quase um torresminho do mar, textura  parecida), e, sobre a mesma “rede de pescador”, um naco de peixe com um recheio de algo picado e frito.

Mas estes todos foram servidos como APERITIVOS…

Ostras com cava Agustí Torelló, compota de maçã, gengibre, abacaxi, limão confit e especiarias – detalhe: o vidro chega geladíssimo. Ao servir, o garçom despejou sobre as ostras e os micro pedacinhos de maçã e abacaxi uma cava com consistência de geléia, quase, feita sob encomenda, em cujo translúcido gel ve-se as borbulhas em suspensão.

Escalivada com anchovas e fumaça de brasas. Beringela, pimentão, cebola e tomate na grelha

Figo com foie gras

Camarão gigante (gamba) na grelha

Sopa de cebolas, nozes Crespià (walnuts) e queijo Comté – Uma sopinha com pedacinhos de cebolinhas francesas e minipepitas de noz envoltas em caramelo quebradiço, fazendo perfeito contraponto com o suave amargor da sopa.

Cigala (cavaquinha) da Noruega cozida no vapor de Amontillado – a tigelinha da esquerda contem uma rocha e chega à mesa pelando. Sobre ela, uma espécie de peneira fina, onde pousa o corpo de uma cigala, cru. O garçom verte um Amontillado que imediatamente levanta fervura. Põe-se uma tampa, de modo que aquele vapor quentíssimo de jerez cozinhe a cigala. Ao lado, uma sopinha  feita de sua cabeça, lembrando uma bisque sem creme. E numa colherinha ainda vem um caramelo de Oloroso.

Linguado, azeite e sabores do Mediterrâneo: erva-doce, bergamota, laranja, pinoli e azeite –

Lulinhas com onion rocks – A “ilha” negra ao centro é um naco de um bolo esponjoso feito segundo técnica do El Bulli (poucos segundos em copo plástico no microondas).

Red mullet (trilha) com suquet (um cozido de frutos do mar catalão) e gnocchi de banha 

Em homenagem ao meu amor!!!!!! E ele sabe porque!!!…                                                                                                                           Steak tartare com sorvete de mostarda – A carne vem coberta com alguns glóbulos esbranquiçados do tal “sorvete de mostarda”,acompanhada de batatinhas suflês, cada qual passada em uma especiaria ou tempero: ketchup caseiro, béarnaise… Folhinhas de mostarda para completar.

Cordeiro com terrine de pêssego e abricot

Para limpar o paladar… “noz” congelada.

Sanduíche de pele crocante de porco ibérico e melão – A pele, de um marrom dourado, absolutamente plana e crocante, o melão do “recheio” morno e mole, cozido à vácuo.

Sorbet de limão destilado – A gota alaranjada possui um gosto de beurre noisette.  Cubinhos de bolo. Uma água aromatizada com rosas. Uma “neve” de leite de limão. E uma granité minute, mais conhecida como raspadinha, feita com a pele do limão.

Milk dessert – Nuvem de chantilly do mais fresco leite de ovelha, ali de perto, coroada com algodão doce e uma fatia geladinha de algo que parecia picolé de goiaba. Ou seja: Romeu e Julieta! (Inspiração trazida do Brasil pelos Chefs)

Baunilha, caramelo, alcaçuz, azeitonas secas e caramelizadas

Gol de Massi –  Os jogadores driblados aparecem em forma de mini-marshmallows. A bola, ao final, é para pegar com a mão e jogar para dentro da tigela, furando a “rede do gol”. E tudo isso enquanto eles tocam, de um aparelhinho de som em formato de bola, a narração entusiasmada do radialista catalão Joaquim Maria Puyal. Fala Sérioooooooooooooo!!!!!

Tem como não querer ir num lugar desses… Se alguém quiser me dar de presente, eu super aceito!!!

El Celler de Can Roca: Carrer Can Sunyer, 46, 17007 Girona, Catalunha                                                                                                                            Tel.  +34 972222157

www.cellercanroca.com

Informações e imagens retiradas do blog boa vida viaje aqui.

Aguardem os 3 melhores do Mundo!!!!!

Nickolle Abreu

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cozinha Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s