Os melhores restaurantes do mundo: 5º

Provavelmente nem com um GPS será tão fácil de chegar ao restaurante que ocupa a 5ª posição no Ranking dos melhores restaurantes do mundo…

O Mugaritz, restaurante comandado pelo chef Andoni Luis Aduriz , fica no alto das colinas de Errenteria, na Espanha. Um lugar não tão acessível… E para conseguir chegar lá, você tem que pegar informações de seu endereçoem Errenteria. Quem sabe porque seu terreno está, ao mesmo tempo, em três cidadezinhas do País Basco.

casa-mugaritz

 Andoni é talvez o mais cientista da nova geração de chefs espanhóis.  Dizem que é também o preferido de Alex Atala e de Alain Ducasse. Além de ser considerado um dos mais criativos por Ferrán Adriá… Esse tem moral!!!

Adoni

A casa atraentemente lembra uma cabana (gigante) toda em madeira e vidro. Você almoça com vista para as ovelhas e para a árvore que chamam de “ritz”, na língua local, e que dá a tal bellota, uma espécie de castanha dura, da qual os porcos se alimentam e daí vem o famoso “jamón ibérico de bellota”, talvez o melhor presunto cru do mundo. O nome do restaurante vem de “muga”, que significa exatamente essa fronteira embaralhada de 3 cidades, e “ritz”, a linda árvore ao lado de fora da casa, que produz a castanha tão especial.

arvore-ritz

“Todos os dias, vamos às 7h ao mercado local e compramos o que tem de mais fresco e da estação. Então, o menu nunca é igual e jamais forçamos servir algo que não está na sua época”, contou Rafael, um brasileiro formado nos EUA, que se tornou sub-chef de Adoni. Além disso, cada prato servido no restaurante tem que ter no máximo 4 produtos e o mínimo de processos e passos necessários para sua preparação. É técnico, é científico, mas busca a simplicidade. Só que é lúdico, divertido. É legal demais receber as “pedras” comestíveis como aperitivo na mesa. Pegar, morder e perceber que é uma batata assada, com um sabor incrível, delicioso de…. batata e de boa qualidade.

batata

Em fevereiro deste ano, um incêncio destruiu a cozinha do restaurante e uma pequena parte do salão… A causa é desconhecida, mas supeita-se que o ocorrido deve-se à um curto circuito. O restaurante permaneceu fechado durante 3 meses e reabriu as portas no mes de junho de 2010. Para a felicidade de muitos amantes da boa cozinha internacional…

O restaurante serve geralmente entre 40 e 48 pessoas por refeição. São 2 menus degustação: um de 8 pratos e outro chamado Natura de 12 pratos e possui menus fixos a 95 euros ou 125 euros.

Vamos aos pratos:

camaroes

 Camarões crocantes

ostra-e-grao-de-bico

Ostra servida com grão-de-bico

carpaccio

 Carpaccio de melancia, com castanhas e queijo Idiazabal. A melancia tem a consistência exata de uma carne de boa qualidade, só que um pouco mais doce.

ovas-ourico

Ovas de ouriço

cenouras-e-lulas

Baby cenouras cozidas na terra com lula e grãos, servidos com um suco concentrado de lula salteada com polpa de azeitona Arbequina

peixe

Pepino do mar com “bianchetto”, que parece trufas brancas, e sementes de amaranto com funcho marinho

bacalhau

 Queixo de bacalhau (parte mais gelatinosa , que está embaixo da cabeça do bacalhau) branqueado em sua gelatina com mel de flores de acácia

foie-gras

Escalope de foie gras de pato com abóbora cabelo de anjo (é chamada assim porque, depois de cozida, fica parecendo um espaguete), pimenta e creme de amendoim

linguado

Linguado servido sobre uma mousse concentrada de suas espinhas e dente de leão

ternera-de-leche

Vitela de leite, assada e “perfumada” entre brasas de carvão, com tomilho e rabanete

pato

Pato com lascas de trufas

veado-e-lagosta

Carne de rabo de cerdo ibérico (um porco da Península Ibérica) e caldo de sua cocção com lagosta e lascas de  jamón ibérico de bellota

doce

Raiz de aipo cristalizada (utilizando técnica de uso do cal dissolvido em água, como se faz com o doce de abóbora), com sorvete de aipo

espuma-sobremesa

Pastilha de avelã com sua espuma

painperdu

Torta de nata, tostada e caramelizada (uma espécie  rabanada) com sorvete de leite de ovelha

[PB220083.JPG]

[PB220070.JPG]

Esfera de chocolate branco quebradiço e chá de especiarias destilado

[PB220072.JPG]

Bolo de chocolate, creme frio de amêndoa, fundos de ouro, bolhas e cacau.

Mugaritz: Otzazulueta baserria. Aldura aldea 20 zk. Errenteria. Gipuzkoa. Tel. 943 522455. info@mugaritz.com.

www.mugaritz.com

Fonte: Estadão, Blog Mesadeanateresa e Colunistas ig.com.

 Nickolle Abreu

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s